Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Ênio de Almeida Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T03:17:48Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T03:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 150.195 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27911 | - |
dc.description | NEVES, Ênio de Almeida Brito. A professora entre a função de mãe e mulher: transmissão do saber em tempos de feminização do mundo. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O declínio do Nome-do-Pai é apontado pela psicanálise lacaniana como um movimento que caracteriza a modernidade e a contemporaneidade. Esse declínio, por sua vez, chega à instituição escolar, que sofre dificuldades para sustentar sua transmissão em tempos de inconsistência do Outro. Além disso, a história nos aponta para a feminização do magistério, acontecimento em que as professoras começam a ocupar maciçamente os lugares de ensino na escola. A queda do mandato paterno abre espaço para o surgimento de um discurso maternante nas escolas, que opera pela via da identificação e busca apagar as dissimetrias entre o professor e o aluno. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar como opera essa transmissão na contemporaneidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 4 professoras do Ensino Fundamental I e do Ensino Infantil da cidade de Campina Grande. Os conteúdos obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise, referendada na Psicanálise Lacaniana. Por fim, a psicanálise, também aponta para a feminização do mundo enquanto abertura para um gozo para além da lógica fálica. É pela via do feminino que podemos pensar uma Outra educação, enquanto lugar que opera a possibilidade de uma construção singular tanto da professora, quanto dos alunos, chegando à concepção de que a professora não existe e é convocada para se inventar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Jailma Belarmino Souto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Feminização do magistério | pt_BR |
dc.title | A professora entre a função de mãe e mulher: Transmissão do saber em tempos de feminização do mundo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ênio de Almeida Brito Neves.pdf | PDF - Ênio de Almeida Brito Neves | 390.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 57.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.