Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Millena Caroline Gomes-
dc.date.accessioned2022-10-25T03:55:22Z-
dc.date.available2022-10-25T03:55:22Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.otherCDD 150.195-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27914-
dc.descriptionRODRIGUES, Millena Caroline Gomes. A criança e o brincar: relato de experiência no contexto hospitalar infantil. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de intervenções realizadas na brinquedoteca do Hospital da Criança e do Adolescente, na cidade de Campina Grande – PB, tendo como público alvo crianças que se encontravam internadas na enfermaria desse mesmo hospital e seus acompanhantes/familiares, no período entre os anos de 2018 e 2019. As atividades foram desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Brinquedoteca Hospitalar – espaço de aprendizagem desenvolvimento psicossocial e qualidade de vida”, em vigor através do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo teve seu aporte teórico apoiado na psicanálise freudo-lacaniana, com a qual pretendeu-se destacar a importância do brincar como um caminho possível para a expressão subjetiva da criança e, assim, a significação de seus medos e angústias que apresentam-se frente ao real do contexto hospitalar. Nas intervenções foram utilizadas brincadeiras, jogos, narração de histórias, teatro de fantoches, histórias inacabadas, desenhos e colagens, todas desenvolvidas pela equipe de extensão. Nas experiências obtidas, foi possível observar a relevância da brinquedoteca no ambiente hospitalar como espaço de travessia para a construção subjetiva da criança em processo de internação. Percebeu-se, ainda, como os protocolos existentes no hospital atravessam esses sujeitos, a dificuldade da equipe médica em perceber o que há de singular em cada paciente, como se dá o trabalho do analista perante este cenário médico e como este pode valer-se do brincar como recurso para a escuta na clínica com crianças em diversos campos de atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Edivan Gonçalves da Silva Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.titleA criança e o brincar: relato de experiência no contexto hospitalar infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Millena Caroline Gomes Rodrigues.pdfPDF - Millena Caroline Gomes Rodrigues.pdf562.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de depósito62.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.