Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2794
Título: Controle postural e qualidade de vida no processo de envelhecimento humano
Autor(es): Fernandes, Joyce Cristina de Souza Nunes
Palavras-chave: Controle postural
Qualidade de vida
Saúde do idoso
Data do documento: 11-Dez-2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar e discutir a influência da atividade física regular no sistema de controle postural e na qualidade de vida de adultos e idosos. Participaram da pesquisa, adultos e idososa partir de 45 anos, envolvidos em programas regulares de atividade física que foram recrutados no programa de extensão, Universidade Aberta no Tempo Livre, do Departamento de Educação Física da UEPB, totalizando 42 indivíduos. Para a avaliação da qualidade de vida foi aplicado o WHOQOL-Bref, composto por 26 questões e quatro domínios. Para a avaliação do funcionamento e desempenho do sistema de controle postural dos adultos e idosos participantes desta pesquisa foi utilizada a Plataforma de força (CEFISE- Biotecnologia Esportiva), considerando a variável Área. Os resultados deste estudo mostram que nos domínios da qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente) os dados evidenciam que os 42 participantes apresentaram significância estatística no domínio físico (71,93 vs68,36) após o protocolo experimental (t=2,14; p= 0,03). No entanto nos demais domíniosnão mostraram-se alterados significativamente, embora tenha ocorrido melhoras em algumas variáveis, no domínios psicológico (52,08 vs53,57), relações pessoais (72,22 vs68,65) e meio ambiente (56,10 vs57,77). No controle postural a Área de oscilação corporal apresentou algumas alterações após a intervenção, na condição bipodal olhos abertos. A Área de oscilação corporal aumentou. Porém, observa-se que quando os indivíduos foram submetidos a uma situação de maior complexidade, no apoio bipodal olhos fechados e base reduzida olhos abertos e fechados, aconteceram melhoras na variável Área, ou seja, o valor referente à Área de oscilação corporal diminuiu. Na análise da relação entre o nível de atividade física e o funcionamento do sistema de controle postural, foi possível verificar que o sistema de controle postural não sofreu influência significativa do nível de atividade física. Com base nos resultados encontrados no presente estudo pode-se concluir que atividade física, promove benefícios no desempenho do sistema de controle postural, diminuindo a Área de oscilação corporal, e na qualidade de vida de adultos e idosos, mesmo que algumas variáveis não tenham apresentado significância estatística. Neste estudo, observou-se que embora alguns aspectos relacionados à qualidade de vida e ao desempenho do sistema de controle postural não tenham apresentado alterações significativas estatisticamente, a atividade física minimizou ou estabilizou os efeitos deletérios causados pelo processo de envelhecimento.
Descrição: FERNANDES, J. C. de S. N. Controle postural e qualidade de vida no processo de envelhecimento humano. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2794
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Cristina de Souza Nunes Fernandes.pdfJoyce Cristina de Souza Nunes Fernandes280.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.