Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Leycionne Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-14T11:46:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-14T11:46:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960 | - |
dc.description | Pereira, L. B. Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta metodológica deste trabalho é desenvolver no aluno do Ensino Fundamental o hábito da leitura literária dos textos poéticos e assim contribuir na formação dos estudantes da educação básica, pois nosso objetivo geral é instigar a leitura das obras líricas em sala de aula, reconhecendo sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem. É por meio da leitura literária que os indivíduos ampliam seus horizontes e se tornam críticos no meio social. Para tanto, utilizaremos os cinco Motivos da Rosa, poemas da autora Cecília Meireles contidos na antologia poética Mar Absoluto e outros poemas (1945), como forma de o aluno refletir acerca de sua vivência e compreender o quanto a literatura reverbera as temáticas sociais e, por meio da leitura dos poemas, letrar literariamente e formar um leitor. Nesse sentido, a leitura literária é uma forma de aperfeiçoar a linguagem, a escrita e preparar o aluno para atuar na sociedade como sujeito crítico e reflexivo. A metodologia é de cunho interpretativista e utilizaremos para o desenvolvimento da pesquisa alguns teóricos a exemplo de Cosson (2018), Colomer (2007), Dalvi (2013), Pinheiro (2018) e outros estudiosos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Poesia modernista | pt_BR |
dc.subject | Cecília Meireles | pt_BR |
dc.title | Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leycionne Bezerra Pereira | PDF - Leycionne Bezerra Pereira | 377.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 244.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.