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dc.contributor.authorSilva, Antunes Anderfran de Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-14T19:23:46Z-
dc.date.available2022-11-14T19:23:46Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.otherCDD 981.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27965-
dc.descriptionSILVA, A. A. S. “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Alana de Moraes Leitept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.title“A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirensept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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