Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27965
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antunes Anderfran de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-14T19:23:46Z | - |
dc.date.available | 2022-11-14T19:23:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 981.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27965 | - |
dc.description | SILVA, A. A. S. “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Alana de Moraes Leite | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ANTUNES ANDERFRAN DE SOUSA SILVA.pdf | TCC - Antunes Anderfran de Sousa Silva.pdf | 784.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito - Antunes Anderfran de Sousa Silva.pdf | Termo de depósito - Antunes Anderfran de Sousa Silva.pdf | 122.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.