Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2798
Título: Conservação do acervo fotográfico Ronaldo Cunha Lima: uma análise de 1952 á 1990
Autor(es): Costa, Edilma Pereira
Palavras-chave: Conservação de documentos
Acervo fotográfico
Ronaldo Cunha Lima
Data do documento: 11-Dez-2013
Resumo: A conservação de acervos fotográficos tem sido um dos problemas que preocupa tanto os gestores quanto os colecionadores de arquivos sejam públicos ou privados, pela rapidez com que as suas fotografias vêm se degradando. Em meio a isso, embora exista uma grande parcela de culpa dos seus administradores, devemos reconhecer também a falta de recursos financeiros de algumas instituições em manter sob sua guarda esse tipo de material. Assim, percebe-se que desde o surgimento da fotografia em meados do século XIX, seu estudo é visto como um dos mais complexos em relação aos demais tipos documentais, devido as suas características intrínsecas e extrínsecas. Portanto, tratar esse tipo de documento faz-se necessário, não apenas por revelar uma visão do passado, mas também pelo seu valor probatório, testemunhal e informacional. Daí, a necessidade em adotar medidas de conservação para assegurar a sua longevidade, garantindo a sua utilização para os seus usuários. Diante desse contexto, a pesquisa objetivou apresentar as condições de conservação do acervo fotográfico Ronaldo Cunha Lima; avaliar as condições de guarda e manuseio das fotografias; caracterizar o fundo fotográfico Ronaldo cunha Lima; discutir a origem de deterioração e o tratamento adequado das fotografias. Em termos metodológicos o estudo teve como fundamento a pesquisa empírica com abordagem qualitativa e do tipo exploratória. De acordo com os resultados obtidos, confirmou-se a hipótese que as fotografias do acervo Ronaldo Cunha Lima encontram-se em satisfatórias condições, visto que o estudo realizado através do catálogo indicou que grande parte das fotografias estão em bom estado de conservação.
Descrição: COSTA, E. P. Conservação do acervo fotográfico Ronaldo Cunha Lima: uma análise de 1952 à 1990. 2013. 51F. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2798
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Pereira Costa.pdfEdilma Pereira Costa2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.