Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arruda, Ana Paula Colaço de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-15T00:12:26Z | - |
dc.date.available | 2022-11-15T00:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 142.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27982 | - |
dc.description | Arruda, A. P. C. Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Se apropriar de fatores que tende ao hábito como fundamento para as ações humanas, negligenciando a autonomia do sujeito, seria o mesmo que inviabilizar sua capacidade de autocriação. A partir desse pressuposto fazemos uma análise de dois momentos essenciais privilegiados na obra Sobre a Pedagogia, em que ambos precisam se constituírem para evidenciar a centralidade da proposta Kantiana, que seria o de fazer suscitar o homem moral. A primeira etapa, confere um breve estudo da educação física, enquanto estágio anterior para o desenvolvimento integral do educando. Contanto, em uma segunda perspectiva, o indivíduo deve ser instruído para viver em liberdade, nessa ocasião a educação sobrevêm como uma forma de realização contribuindo para que a criança em sua fase adulta possa agir de acordo com a lei moral, e assim, prover-se de autonomia. Portanto, uma formação mecânica inibe a curiosidade, a criticidade e a autoconstrução, obscurecendo todas as expectativas de uma educação prática, a qual é motivo principal de investigação desse artigo. Para tanto, o método bibliográfico de pesquisa está fundamentado, não apenas na obra referenciada, mas teve a colaboração de alguns escritos do próprio filósofo e de analistas que versam comentários sobre seus trabalhos, tornando-se um fator preponderante para que houvesse a execução do presente texto. Apesar de Kant ter composto uma parte significante das principais produções intelectuais de sua época, pouco se dedicou em trazer à tona uma abordagem mais ampla que vise orientar a educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Davi Gadelha Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Kantismo | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem da moral kantiana na perspectiva da educação prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Ana Paula Colaço de Arruda.pdf | TCC - Ana Paula Colaço de Arruda | 798.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.