Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28003
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, Rossana Josalba da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T01:11:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T01:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28003 | - |
dc.description | SOUTO, R. J. S. O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino aprendizagem. 2022, 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo central compreender o papel das Metodologias Ativas na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Para isso, discutiu-se o uso destas metodologias na educação e o seu desdobramento no ensino de Geografia na escola problematizando as possibilidades e limites para construção de uma aprendizagem mais significativa mediante os caminhos viabilizados pelo método ativo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como de natureza teórica. Para construir um entendimento sobre o tema buscamos selecionar, analisar e discutir referenciais bibliográficos pertinentes no âmbito da temática abordada, tais como: Moran (2018), Cavalcanti (2010), Kimura (2022), Silva (2011), entre outros. As reflexões realizadas nos permitiram concluir que as Metodologias Ativas são importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar, entretanto, apenas a sua idealização prévia como solução para todos os problemas não é garantia de um ensino inovador, tão pouco capaz de superar o ensino tradicional. É necessário, antes de tudo, contextualizar as Metodologias Ativas em um cenário real, em que se tenha ciência das contradições da educação escolar pública e se reconheça que suas formas de enfrentamento demandam ações estruturais. Caso contrário, ao invés de ter no método ativo um aliado, faremos deste um meio para individualizar e responsabilizar o professor pelos diversos problemas que, na escola pública, vão além da prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rossana Josalba da Silva Souto.pdf | Rossana Josalba da Silva Souto | 404.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 281.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.