Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anacleto, Thiago de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T01:15:09Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T01:15:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28004 | - |
dc.description | ANACLETO, T. L. O desenvolvimento de um website educacional e o seu uso no processo de ensino-aprendizagem em geografia na escola: uma intervenção pedagógica no estágio supervisionado de regência. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e envolve em sua configuração diversos fatores que tanto podem atuar de forma positiva, como negativa. Na busca por desconstruir barreiras que dificultam a construção de um conhecimento significativo para os alunos, a formação e prática docente têm sido cada vez mais palcos para o desenvolvimento e reflexão de propostas de intervenção que possam trazer melhorias para a aprendizagem. Pensando nisso, no presente trabalho discutimos possibilidades para a ressignificação do processo de ensino-aprendizagem em Geografia tomando por base as vivências construídas no estágio supervisionado. Desta forma, o objetivo geral aqui estabelecido consiste em compreender a importância do desenvolvimento e uso do Website educacional como estratégia didático pedagógica para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na escola e para a construção de saberes docentes significativos no contexto do estágio supervisionado de regência. A intervenção que permitiu a construção das reflexões apresentadas ocorreu em dois estágios consecutivos, o primeiro de observação e o segundo de regência, ambos realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonino, que está localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os estágios mencionados fazem parte da grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e foram cursados nos semestres 2020.2 e 2021.1, no contexto da pandemia da Covid-19 e do ensino remoto, tendo na escola uma turma do 7ª ano como foco das ações desenvolvidas. Quanto à metodologia, partimos de uma abordagem qualitativa que contou com pesquisa bibliográfica e com pesquisa participante. A partir das experiências obtidas durante os dois estágios e da ação de intervenção foi possível compreender a importância da utilização de metodologias dinâmicas, a exemplo do Website, na construção do conhecimento geográfico na realidade escolar, uma vez que elas podem despertar o interesse dos alunos para novos espaços de interação. Além disso, no que se refere à formação docente, destaca-se nesta experiência a oportunidade de estar inserido na escola acompanhando o trabalho docente e construindo, através da própria prática, uma visão crítica da realidade educacional no ensino básico ao passo em que se pensa e se desenvolve estratégias para a superação dos desafios identificados | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Website | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de um website educacional e o seu uso no processo de ensino-aprendizagem em geografia na escola: uma intervenção pedagógica no estágio supervisionado de regência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Thiago de Lima Ancleto.pdf | 756.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo de deposito.pdf | 148.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.