Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Iury Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T01:33:57Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T01:33:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012 | - |
dc.description | SILVA, I. G. As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ofertada na rede pública articula em seu conjunto uma série de fatores relacionados tanto à conjuntura geral da realidade escolar, como as particularidades de cada contexto educacional. Diante disso, é sempre importante ter em mente que a intervenção na realidade escolar através da prática docente não deixará de ter suas possibilidades e limites mediados por este cenário. No presente trabalho, o objetivo geral estabelecido foi compreender a importância da gamificação como estratégia didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no sexto ano do ensino fundamental a partir das atividades regentes desenvolvidas no estágio supervisionado. Trata-se, metodologicamente, de um estudo de abordagem qualitativa baseada em pesquisa exploratória, e que contou, quanto o procedimento metodológico, da pesquisa bibliográfica. Com relação aos resultados alcançados, é interessante destacar que a utilização de metodologias ativas, a exemplo do uso da gamificação com finalidade didático-pedagógica, tem um grande potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Contudo, é necessário considerar que é preciso ter recursos materiais para dá suporte a intervenção. A partir da gamificação, percebeu-se o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos explorados através dos games temáticos e isso reforça a viabilidade desta estratégia no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Método ativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- IURY GOMES SILVA- depósito.pdf | PDF - Iury Gomes Silva | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização de entrega e publicação do TCC no repertório institucional da UEPB.pdf | Termo de Depósito | 745.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.