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dc.contributor.authorSilva, Maria Anielle da-
dc.date.accessioned2022-11-17T11:30:35Z-
dc.date.available2022-11-17T11:30:35Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28021-
dc.descriptionSILVA, M. A. da. Abordando a variação linguística e o gênero cordel na educação básica: uma proposta de atividades para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractÉ bem comum visualizar, em diversos âmbitos culturais, o modo de falar de alguns indivíduos ser tratado como “equivocado”, sendo proferidos, muitas vezes, discursos preconceituosos por pessoas que, talvez, desconheça a diversidade da língua. Tal fato acarreta falta de empatia perante as distinções linguísticas do outro. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral do nosso trabalho é abordar a importância do ensino variacionista na educação básica, utilizando como alicerce o gênero cordel. Para o desenvolvimento do artigo, utilizou-se os pensamentos de estudiosos que refletem a respeito da variação linguística, como Bagno (1999; 2008) e Bortoni-Ricardo (2004; 2005). Foram utilizados, ainda, os documentos oficiais da educação: Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN (BRASIL, 1998a; 1998b) e Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sob o método do cunho bibliográfico. Com base nisso, propomos em nosso trabalho uma proposta didática intervencionista destinada ao Ensino de Língua Portuguesa para as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Portanto, a partir do presente trabalho, concebemos a variação linguística com mais respeito, tendo em vista que reconhecemos a heterogeneidade linguística não como “erro”, mas como a valorização do uso real da língua principalmente através das atividades propostas, uma vez que as mesmas contribuem positivamente para o ensino e orientação da temática em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.titleAbordando a variação linguística e o gênero cordel na educação básica: uma proposta de atividades para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

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