Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Jordania Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:21:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:21:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 591 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28046 | - |
dc.description | MENDONÇA, J. L. de. O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tece reflexões sobre a utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica voltada para o ensino do gênero dramático, a partir da obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, para alunos da 3 série do Ensino Médio. A finalidade desta proposta é desenvolver, através de atividades o (re)conhecimento do referido gênero e as habilidades de leitura crítica dos discentes, além de oferecer aos professores (em formação inicial ou continuada) um projeto exequível em sala de aula. Para tanto, este artigo faz numa abordagem qualitativa de caráter exploratório que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela metodologia utilizada por Cosson para encaminhar as proposições pedagógicas. No que concerne ao aporte teórico, as contribuições são de Cosson (2006, - 2014), Candido (2004), entre outros . Assim, quando utilizado como ferramenta didática e pedagógica, o gênero dramático oferece importantes e viáveis possibilidades de letramento para os alunos. Dado o exposto, a inserção do gênero na prática docente como um projeto de aplicabilidade, oferece métodos e estratégias que são mecanismos para uma prática educacional bem sucedida. Logo, entende-se essa proposta como um “caminho” para o trabalho com o gênero dramático na escola em específico, no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosângela Neres de Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Gênero dramático | pt_BR |
dc.subject | Álbum de Família | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jordania Lima de Mendonça | PDF - Jordania Lima de Mendonça | 735.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 78.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.