Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28050
Título: | A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções |
Autor(es): | Diniz, Lucas Rafael da Silva |
Palavras-chave: | História da matemática Práticas de contextualização Ensino de funções |
Data do documento: | 22-Nov-2022 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho uma perspectiva alternativa para o ensino de funções no 9° Ano do Ensino Fundamental a partir da utilização e associação das abordagens teórico-metodológicas História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Essa proposta foi fundamentada em contribuições de teóricos como Miguel e Miorim (2007), Almeida (2016), Santos e Silva (2016), Gasperi e Pacheco (2018), Lobato, Silva e Sá (2021) e outros, pelas informações disponibilizadas nos documentos oficiais PCNs (1998) e a BNCC (2018) e pelas reflexões surgidas perante os resultados encontrados com o desenvolvimento da pesquisa. Debatemos acerca da importância do ensino de funções e apresentamos uma proposta didática para o ensino de funções se utilizando da tendência História da Matemática e outras Práticas de Contextualização. Através de uma sequência didática aplicada a partir de uma intervenção na turma do 9º Ano da EMEF Padre Paulo Roberto de Oliveira na cidade de Sumé-PB, pode-se coletar os dados e construir conhecimentos significativos em sala de aula. Pudemos constatar que mediante estas abordagens, o professor pode envolver e despertar interesse nos estudantes, por mostrar a necessidade curricular de se estudar funções por intermédio da história, assim como contextualizar no contexto real/atual, estabelecendo uma participação ativa dos alunos e dando sentido para a vida dos mesmos, principalmente para com as ações e situações que estes possam enfrentar no cotidiano. |
Descrição: | DINIZ, L. R. S. A história da matemática e outras práticas de contextualização como abordagens teórico-metodológicas: uma perspectiva alternativa para o ensino de funções. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28050 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucas Rafael da Silva Diniz.pdf | PDF - Lucas Rafael da Silva Diniz | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 150.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.