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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Alex Mateus Firmino | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T14:42:59Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T14:42:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28053 | - |
dc.description | BARBOSA, A. M. F. A literatura juvenil contemporânea e os modos de representar subjetividades: uma proposta de leitura literária na educação básica. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emitem uma preocupação para que os meninos e as meninas sejam leitores críticos, reflexivos, tendo como objetivo a atuação e a transformação dos espaços que ocupam. A questão que surge, deste modo, é como e quando a literatura adentra o espaço da Educação Básica, etapas contempladas por esses documentos. Sob a pergunta de ‘como a obra juvenil metaficcional pode contribuir na formação de um outro leitor, mais fruído, questionador e inventivo?, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, tivemos como objetivo propor uma intervenção com o texto literário juvenil para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, elegendo O invisível (2011), de Alcides Villaça, com ilustrações de André Sandoval, como corpus. Com finalidade disso, buscamos também i) refletir sobre a Literatura nos Documentos Oficiais; ii) discutir sobre os percursos da literatura juvenil e a contemporaneidade; e iii) revisitar propostas significantes para o espaço plural com o texto literário no contexto escolar: a recepção e o Letramento Literário, conforme Iser (1999; 1996; 2002) e Cosson (2018). Lançamos mão ainda de uma base teórica que abarca as discussões sobre a Literatura juvenil (GREGORIN FILHO, 2011; ZILBERMAN, 2014; COLOMER, 2017) e o texto metaficcional e a instância das ilustrações como lugar significante no projeto tipográfico (NAVAS, 2015; FARIA, 2012), além da contribuição de outros pesquisadores. A obra juvenil, contornada pela tessitura da autorreflexividade metaficcional, direciona e convida o leitor para a interação, possibilitando um empenho na (re)construção dos significados na obra, permitindo, com isso, o deslocamento do lugar-comum da decodificação ou do uso do texto como pretexto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.subject | Metaficção | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Livro ilustrado | pt_BR |
dc.subject | O invisível | pt_BR |
dc.title | A literatura juvenil contemporânea e os modos de representar subjetividades: uma proposta de leitura literária na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
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