Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T15:06:10Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T15:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28054 | - |
dc.description | SILVA, M. de O. A literatura surda e o letramento visual: proposta metodológica para o ensino de português como L2. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na área da surdez tem surgido cada vez mais pesquisas relevantes voltadas para o âmbito educacional dos surdos, a fim de conscientizar a sociedade de que deve-se haver garantia efetiva do direito à aprendizagem a estes alunos, contudo, percebe-se que ainda hoje as práticas baseadas na oralidade são bastante perpetuadas em algumas escolas, mas é necessário que a língua natural seja priorizada e contemplada ainda mais no ensino de uma segunda língua. À vista disso, objetivamos trazer uma reflexão acerca das práticas de leitura e escrita dos surdos, no que tange aos métodos que devem mediar tais práticas. Nesta perspectiva, propomos uma sequência didática ancorada na perspectiva do Letramento visual e que teve como texto corpus o conto Cinderela em Libras, de Márcia Honora (2016). Para tanto, foram utilizados autores como Alves (2020), Cardoso (2020), Gesueli; Moura (2006), Lebedeff (2010), Pereira (2014), Quadros (2008), Strobel (2009), Zerbato; Lacerda (2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-interpretativo. A análise mostra que é possível promover práticas de leitura e escrita eficazes a partir do Letramento visual e que os métodos refletem diretamente na aprendizagem dos surdos, sendo em âmbitos escolares, sociais e até familiares. A análise também aponta que temas atuais que envolvem conflito familiar e rivalidade entre irmãos são relevantes e devem ser abordados em sala de aula pelos docentes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Francyllayans Karla da Silva Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinderela em Libras | pt_BR |
dc.subject | Leitura visual | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | A literatura surda e o letramento visual: proposta metodológica para o ensino de português como L2 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marina de Oliveira Silva | PDF - Marina de Oliveira Silva | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 666.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.