Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Sidinea Cordeiro Alves | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-12T18:05:16Z | - |
dc.date.available | 2013-12-12T18:05:16Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2806 | - |
dc.description | ARAÚJO, Sidinea Cordeiro Alves. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido trabalho pretende analisar e compreender como as tendências pedagógicas e a formação do professor influenciam no pensar e no agir dos professores na sua prática e na relação professor-aluno. A pesquisa feita nesse trabalho foi realizada com um professor de Geografia em turmas do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de São Vicente do Seridó-PB.Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas pré elaboradas e a observação das aulas do professor.Os dados obtidos foram relacionados com as teorias de autores nessa área.Desse modo verificou-se que as ações do professor não são lineares no que se refere as tendências pedagógicas,pois o mesmo utiliza uma abordagem tradicional quando se comporta como transmissor do conhecimento em alguns momentos e em outro ele demonstra um idéia transformadora ,seguindo a linha de Paulo Freire,quando direciona o aluno a uma prática reflexiva na construção do conhecimento.Este trabalho trata da relação teoria e prática na sala de aula de um professor de Geografia observando como ele relaciona as tendências pedagógicas com sua prática, bem como, sua formação inicial e continuada podem contribuir na ação do professor e no processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, a prática relacionada aos conceitos teóricos para propiciar um processo de que valoriza o ensino aprendizagem considerando as realidades educacionais e sociais dos alunos. Palavras | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Laércia Maria Bertulino de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tendências pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Observação da prática pedagógica de um professor de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sidinea Cordeiro Alves Araújo.pdf | Sidinea Cordeiro Alves Araújo | 393.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.