Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Lucas Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T10:46:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T10:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.111 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28100 | - |
dc.description | LIMA, L. P. de. Para além do dia do índio uma abordagem da cultura Indígena na educação básica. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho ressalta a relevância dos povos originários no ensino de história na educação básica, fundamentando-se na perspectiva de ampliar a visibilidade da diversidade étnico-cultural e suas resistências desde o período colonial brasileiro, assim, mostra o conjunto das identidades e diversidades indígenas existentes no Brasil, valoriza e discute as visões estereotipadas ainda presentes no livro didático. Para tanto, analisa-se o livro didático do ensino médio, sobretudo, as representações dos povos originários, e propõe um plano de ensino, com o propósito de ir além do “dia do índio”. Como subsídio para esta pesquisa utilizaram-se artigos e revistas científicas, além de análises de iconografias e músicas, e na sequência se estabeleceu um diálogo com alguns autores(as) que discutem sobre tal temática, a exemplo de Kayapó e Brito (2014),Guajajara (2019), Zoia e Periolli (2010), Luciano (2006), entre outros. Esse estudo traz uma visão crítica acerca da história dos povos originários e contribui significativamente com a superação dos estereótipos ainda recorrentes no livro didático de História, o que impossibilita o respeito a sua pluralidade cultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Povos originários | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.title | Para além do dia do índio uma abordagem da cultura Indígena na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucas Pereira de Lima | PDF - Lucas Pereira de Lima | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 68.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.