Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28119
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Renato Virgolino | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T13:12:37Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T13:12:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28119 | - |
dc.description | LOPES, Renato Virgolino. Educação a Distância no ensino superior: uma análise da contribuição do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para formação profissional. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A busca pela formação e qualificação profissional tem se mostrado uma constante e uma das modalidades mais procuradas tem sido a Educação a Distância (EaD), haja vista a possibilidade de esta se adequar a realidade dos que buscam esse formato de ensino, dada a sua flexibilidade, propiciando a inclusão de muitos e, por conseguinte, fomentando o ingresso de profissionais das mais variadas áreas no mercado de trabalho. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar a atuação para formação profissional do curso de Licenciatura em Geografia ofertada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio do Polo Noêmia Lopes de Itaporanga-PB da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa exploratória e descritiva. O procedimento técnico utilizado foi à pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Por sua vez, o instrumento de coleta de dados utilizado foi à entrevista. Os resultados demonstram que os principais pontos de satisfação foram: o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma, fóruns, os professores, tutor, material didático, e a estrutura física do polo de apoio presencial (biblioteca, sala de aula presencial e coordenação). Já os pontos a serem melhorados foram: chats e biblioteca virtual e a estrutura física (laboratório de informática). O presente estudo de caso é extremamente viável e oportuno, diante das necessidades exigidas pela atual demanda educacional. Ressalta-se, contudo, que a educação superior à distância é uma modalidade de ensino que necessita ser acompanhada de maneira sistemática e contínua, por fim, os dados elucidaram que o polo apresentou bons índices de prestação de serviços, tendo como parâmetro as respostas dos discentes entrevistados, enfatizando a relevância da pesquisa, uma vez que a mesma se apresentou importante no contexto da educação superior no interior do Estado paraibano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.title | Educação a distância no ensino superior: uma análise da contribuição do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para formação profissional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renato Virgolino Lopes.pdf | PDF - Renato Virgolino Lopes | 476.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 237.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.