Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar Filho, José Roberto Sousa de-
dc.date.accessioned2022-12-07T17:41:11Z-
dc.date.available2022-12-07T17:41:11Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28148-
dc.descriptionALENCAR FILHO, José Roberto Sousa de. Um estudo sobre a medição de faixas de terras sob a perspectiva da Etnomatemática. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre a medição de faixas de terras na perspectiva da Etnomatemática, área de estudo que valoriza os saberes que são inerentes à matemática praticada por diferentes grupos culturais. Sob esta perspectiva, este trabalho tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos presentes na medição de faixas de terras à luz da Etnomatemática. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa e os dados foram produzidos a partir de entrevistas aplicadas a três agricultores moradores do Sítio Pinhões. A partir dos resultados obtidos podemos considerar que o conhecimento matemático dos agricultores tem caráter empírico adquiridos através da curiosidade como foi o caso do Participante 1, da experiência no caso do Participante 2 e da necessidade no caso do Participante 3. Destacamos, também, a maneira como eles realizam os cálculos, de maneira coerente, obedecendo a mesma linha de raciocínio. Isso nos leva a inferir que a forma como aprenderam a fazer Matemática está relacionada ao contexto cultural especifico do grupo ao qual estão inseridos. Por fim, concluímos que a Matemática praticada pelos agricultores e a matemática escolar devem ser utilizadas em conjunto para a melhoria do processo não só educacional, mas também a melhoria de vida da sociedade, pois esta ciência, não pode continuar sendo vista como um campo de estudo aculturado e universal.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Daiana Estrela Ferreira Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectUnidades de medidaspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a medição de faixas de terras sob a perspectiva da Etnomatemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito do TCC.pdfPDF - Termo de Depósito294.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - José Roberto Sousa de Alencar Filho.pdfTCC - José Roberto Sousa de Alencar Filho930.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.