Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28148
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar Filho, José Roberto Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T17:41:11Z | - |
dc.date.available | 2022-12-07T17:41:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28148 | - |
dc.description | ALENCAR FILHO, José Roberto Sousa de. Um estudo sobre a medição de faixas de terras sob a perspectiva da Etnomatemática. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre a medição de faixas de terras na perspectiva da Etnomatemática, área de estudo que valoriza os saberes que são inerentes à matemática praticada por diferentes grupos culturais. Sob esta perspectiva, este trabalho tem por objetivo investigar os conhecimentos matemáticos presentes na medição de faixas de terras à luz da Etnomatemática. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa e os dados foram produzidos a partir de entrevistas aplicadas a três agricultores moradores do Sítio Pinhões. A partir dos resultados obtidos podemos considerar que o conhecimento matemático dos agricultores tem caráter empírico adquiridos através da curiosidade como foi o caso do Participante 1, da experiência no caso do Participante 2 e da necessidade no caso do Participante 3. Destacamos, também, a maneira como eles realizam os cálculos, de maneira coerente, obedecendo a mesma linha de raciocínio. Isso nos leva a inferir que a forma como aprenderam a fazer Matemática está relacionada ao contexto cultural especifico do grupo ao qual estão inseridos. Por fim, concluímos que a Matemática praticada pelos agricultores e a matemática escolar devem ser utilizadas em conjunto para a melhoria do processo não só educacional, mas também a melhoria de vida da sociedade, pois esta ciência, não pode continuar sendo vista como um campo de estudo aculturado e universal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Daiana Estrela Ferreira Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Unidades de medidas | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a medição de faixas de terras sob a perspectiva da Etnomatemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito do TCC.pdf | PDF - Termo de Depósito | 294.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - José Roberto Sousa de Alencar Filho.pdf | TCC - José Roberto Sousa de Alencar Filho | 930.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.