Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Wallison Nichols Almeida dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T19:17:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-07T19:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28150 | - |
dc.description | SANTOS, W. N. A. dos. O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental — anos finais — do município de Mari-PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o conhecimento construído seja significativo. Tendo em mente isso, uma das ferramentas didáticas que o professor pode usar nas suas aulas, para facilitar a aprendizagem dos alunos, é a música. Pensando nisso, o objetivo geral desse trabalho é explanar os possíveis benefícios de usar a música como ferramenta didática em sala de aula, tendo como foco a análise de como a música tem sido utilizada por professores de português no Ensino Fundamental — Anos finais — do município de Mari-PB. Além disso, esse estudo trará um levantamento de dados coletados com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, mostrando qual a sua experiência com a música em sala de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na primeira parte e quantitativo/qualitativo na segunda parte. Ao considerarmos que agregamos conhecimento a uma área de atuação do professor com aplicação prática e imediata, esse estudo pode ser classificado como de natureza básica a aplicada. Diante disso, esse artigo está fundamentado em: Loureiro (2003); Madeira (2014); Moreira (2010); BNCC (BRASIL, 2018); De Oliveira (2002); Cunha (2009); Saviani (2000); Kleiman (2005); Moreira, Santos, Coelho (2014); PCNs (BRASIL, 1998a; 1998b), entre outros. Por fim, os resultados da pesquisa salientaram ser possível usar as músicas para produzir uma aula interativa e significativa. Isso é possível porque o público-alvo já está familiarizado e as utilizam como forma de entretenimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Paulo Vinícius Ávila Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta didática | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental — anos finais — do município de Mari-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wallison Nichols Almeida dos Santos | PDF - Wallison Nichols Almeida dos Santos | 757.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 300.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.