Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28175
Título: | Etnomatemática na Educação Matemática e jogos no ensino da Geometria |
Autor(es): | Velez, Hamilton Nunes |
Palavras-chave: | Etnomatemática Educação matemática Geometria |
Data do documento: | 22-Jul-2022 |
Resumo: | A Matemática, apesar de ter sido objeto de várias mudanças, ainda é considerada uma disciplina difícil e complexa para a maioria dos alunos. Contudo, o conceito da Etnomatemática nos ajuda a melhorá-la no que diz respeito ao aprendizado, já que nos faz pensar em modificar a metodologia aplicada em sala de aula. Para que haja uma interação entre professor e aluno, no sentido de tornar aquilo que parecia difícil em algo que faz parte do nosso dia a dia e não percebemos. A Etnomatemática tem o papel de conectar um conhecimento matemático desenvolvido localmente com o saber científico para unificar a prática e a teoria e o saber com o fazer, procurando desenvolver o dinamismo cultural em sala de aula. Nosso trabalho aplica um pouco desse conceito. O processo de ensino e aprendizagem tem como ponto fundamental fazer com que o aluno seja motivado. Que a Matemática seja substituída pelo aluno para algo de aproveitamento mais que especial. Com isso, sugerimos em nosso TCC propostas de aula com a utilização de jogos, sabidos culturalmente pela maioria dos alunos, a auxiliar o ensino e aprendizagem da Geometria. |
Descrição: | VELEZ, Hamilton Nunes. Etnomatemática na Educação Matemática e jogos no ensino da Geometria. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28175 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hamilton Nunes Velez | TCC - Hamilton Nunes Velez | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 713.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.