Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/282
Título: Quanto custa uma análise?: Os discursos construídos por estudantes de psicologia sobre a significação do pagamento em psicanálise
Autor(es): Nascimento, Élida Dantas do
Palavras-chave: Psicanálise
Análise de discurso
Psicologia social
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: O ato de pagar no processo da clínica em psicanálise é muito significativo. Essa questão deve ser tratada tão singularmente como o sofrimento único daquele que fala, ou seja, o pagamento ocorre de forma diferente em cada par analista-analisando. Desta forma, é importante que tal fato não seja negligenciado no decorrer da análise, pois o ato de pagar está para além da moeda corrente, é parte da sintomatologia do sujeito. Guiados por essa premissa, realizamos uma pesquisa, que teve como objetivo principal analisar os discursos construídos sobre o pagamento em Psicanálise por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O grupo pesquisado dividiu-se entre alunos inseridos no grupo de pagantes e estagiários implicados na experiência de não cobrar o atendimento oferecido na Clínica Escola. Optamos por uma metodologia qualitativa, na qual foram obtidos 16 depoimentos orais, dois de sexo masculino e 14 de sexo feminino. Para a análise das entrevistas, utilizamos a orientação teórico-metodológica da Psicologia Social Discursiva - a produção de sentidos a partir da análise de discurso. Os resultados mostraram que os discursos, em geral, reproduzem sentidos que vinculam o pagamento: a uma prestação de serviço do analista, a um investimento do sujeito; está ligado a demanda de amor, a angústia, ao sofrimento e a desistência do processo analítico. Além disso, todos os entrevistados em seus discursos sugerem a implantação de um preço simbólico na clínica escola de psicologia da UEPB, pois para eles o valor simbólico fará com que os pacientes se impliquem mais no seu tratamento.
Descrição: NASCIMENTO, E. D. do. Quanto custa uma análise?: Os discursos construídos por estudantes de psicologia sobre a significação do pagamento em psicanálise. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/282
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Élida Dantas do Nascimento.pdfÉlida Dantas do Nascimento377.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.