Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2822
Título: Síntese, elucidação estrutural e avaliação biológica preliminar de derivados n-acilidrazônicos
Autor(es): Santos, Jander Cainã da Silva
Palavras-chave: Bioquímica
Microorganismos
Medicamentos farmacêuticos
Citotoxidade
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: A busca por novos fármacos que possam ser utilizados como alternativos aos já existentes no mercado tem sido motivada muitas vezes pela resistência dos microrganismos e células tumorais às drogas existentes e também pelo barateamento dos medicamentos, principalmente em países em desenvolvimento. Neste contexto, e levando em consideração as diversas atividades biológicas descritas pra derivados acilidrazônicos, estes se mostram como uma importante classe de compostos químicos sintéticos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar a síntese, elucidação estrutural e avaliação citotóxica frente a Artemia salina, avaliação da atividade antibacteriana e antimalárica frente a cepas de Streptococcus mutans e Plasmodium falciparum, respectivamente. A síntese dos compostos foi realizada por meio de duas etapas. Na primeira etapa, foram obtidos os compostos intermediários, através da reação da 2-ciano-aceto-hidrazida com diferentes aldeídos e com uma cetona cíclica, e na segunda, os intermediários foram condensados com diferentes aldeídos aromáticos. Foram obtidos 16 compostos, sendo destes 5 intermediários e 11 compostos finais. Todos os compostos sintetizados tiveram suas características físico-químicas avaliadas através de ponto de fusão, cálculo do Fator de Retenção, aparência. Três dos compostos sintetizados tiveram suas estruturas confirmadas por RMN 1H e 13C. Para os testes de citotoxicidade foram calculadas as médias de náuplios mortos em diferentes concentrações, entretanto, não foi possível calcular a CL50 dos compostos devido a ausência de um programa estatístico eficiente para os dados obtidos. No que diz respeito aos testes de atividade antibacteriana, apenas o composto AMTAC01 apresentou atividade frente a S. mutans, com uma Concentração Inibitória Mínima de 400 μg/mL e, esse mesmo composto apresentou a melhor atividade antimalárica frente P. falciparum, inibindo 81,37% do crescimento em uma concentração de 10μM.
Descrição: SANTOS, J. C. da S. Síntese, elucidação estrutural e avaliação biológica preliminar de derivados n-acilidrazônicos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2822
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jander Cainã da Silva Santos.pdfJander Cainã da Silva Santos1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.