Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Félix, Maria Eduarda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T18:37:29Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T18:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28225 | - |
dc.description | FÉLIX, M. E. de O. O novo ensino médio na Paraíba e o reforço à cultura do empreendedorismo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é produto do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), intitulado “Uma história sobre a atual reforma do ensino médio em Guarabira — PB” , do qual fui bolsista entre 2020 e 2022. Esse projeto relacionou a Lei n.º 13.415/2017 com leis estaduais, sobretudo a Medida Provisória 267, que institui o Programa de Educação Integral na Paraíba, visando compreender como ocorreu a ampliação da cultura empreendedora nos currículos escolares, especialmente o currículo proposto para a Escola Cidadã Integral (ECI’s) e Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT’s), notadamente de Guarabira — PB. Este trabalho, construído a partir da releitura do projeto de PIBIC mencionado, discutiu também as políticas e programas de formação de professores, especialmente o Programa Gira Mundo Professores, para entender como a formação continuada docentes é utilizada como ferramenta para formação do aluno objetivado pelas reformas nacionais e estaduais. Como metodologia, empregou-se a revisão bibliográfica de documentos oficiais, tais como: a Lei n.º 13.415/2017, a Medida Provisória 267, as Diretrizes Operacionais das Escolas Estaduais e editais do Programa Gira Mundo Professores. Foram lidos também autores ligados aos Estudos Culturais, como: Foucault (2008) Silva (2005 e 2010), Sibilia (2012), Toledo (2017), entre outros. Com a leitura e interpretação dos textos e documentos, percebeu-se uma associação entre o Estado e mercado neoliberal nas propostas do projeto da Reforma do Ensino Médio. Identificou-se essa relação também nas ementas de disciplinas curriculares das Escolas Integrais, que visam a formação de alunos autônomos, protagonistas, empreendedores e proativos, capacitados para o mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mariângela de Vasconcelos Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Programa Gira Mundo Professores | pt_BR |
dc.title | O novo ensino médio na Paraíba e o reforço à cultura do empreendedorismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eduarda de Oliveira Félix | PDF - Maria Eduarda de Oliveira Félix | 848.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 60.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.