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dc.contributor.authorNascimento, Ana Aline Sousa-
dc.date.accessioned2022-12-13T10:30:06Z-
dc.date.available2022-12-13T10:30:06Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.otherCDD 658.403.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28236-
dc.descriptionNASCIMENTO, A. A. S. Educação financeira: uma análise dos materiais disponíveis nas mídias sociais. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar como a educação financeira é abordada nos materiais disponíveis em mídias sociais. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva-exploratória conduzida por uma análise qualitativa, e de um levantamento, onde este foi realizado nas mídias sociais: Google; Youtube; Facebook; e Instagram. Para apuração dos resultados, os dados foram tabulados através de uma planilha eletrônica, no Google Planilhas. Diante dos resultados encontrados, no que tange às instituições que apresentaram conteúdo sobre educação financeira, foi no Google que estas se fizeram mais presentes, destacando-se: Caixa Econômica Federal; Bradesco; bancos digitais Nubank e Pagseguro; Banco do Brasil; Banco Central do Brasil; Itaú; e Santander. Observou-se ainda que os materiais nelas identificados foram: conceitos; informações; cursos; aulas; planejamento; controle e finanças pessoais. Quanto aos canais do Youtube que mais apareceram nos resultados, sobressaíram-se: Rick Chesther; Primo Pobre; Escola Invest; Me Poupe; O Primo Rico; e Topo da Mente. Os conteúdos neles detectados foram, principalmente, relacionados a dicas financeiras, conceitos, empreendedorismo, planejamento financeiro, renda passiva, empréstimos e financiamentos. No que se refere às páginas do Instagram, ressaltaram-se: @alinesoaper_oficial; @grupinhodariqueza; @nofrontempoderamento; e @educacao.financeira.infantil. Onde foram levantados assuntos como: cartão de crédito; economia; metas; renda extra; reserva de emergência; descontos; como evitar erros; inflação; passaporte; taxa Selic; viagens; consumo; inflação; e hábitos financeiros. A partir dos achados foi possível perceber que muitos são os conteúdos (apesar das poucas ferramentas de interatividade), sobre educação financeira. Logo, fica evidente que estes podem ser consumidos e utilizados como forma de melhorar o conhecimento financeiro que, na maioria das vezes, não se adquire em casa ou na escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profº. Me. Wilton Alexandre de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.titleEducação financeira: uma análise dos materiais disponíveis nas mídias sociaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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