Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28238
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Erik Marcelo Alves-
dc.date.accessioned2022-12-13T10:45:56Z-
dc.date.available2022-12-13T10:45:56Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28238-
dc.descriptionMEDEIROS, E. M. A. Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa trata de um estudo acerca da Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica, desde a formação do professor ao Ensino Médio. Tal estudo é do tipo bibliográfico e se fundamenta em teóricos como Skovsmose (2001), Borba et al (2010), Schubring (2003) entre outros. Busca-se refletir acerca da importância de alcançar objetivos da Educação Básica, em especial do Ensino Médio, no que se refere a formar cidadãos reflexivos, críticos e autônomos, objetivos que se inserem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para tal, procura-se analisar dois dos principais pontos que contribuem para o alcance de tais objetivos: a formação do professor e os livros didáticos, uma das principais ferramentas do professor em sala de aula. Observa-se inicialmente referências bibliográficas acerca do tema Formação do professor de Matemática, na sequência, observa-se o Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Monteiro – PB, em especial, a ementa das disciplinas de Matemática Financeira, Práticas, Estágios e Educação Matemática e Sociedade. Revisita-se diretrizes educacionais postas em normas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). E sob a ótica da Educação Matemática Crítica, tece-se uma análise acerca de como se apresentam os conteúdos da área da Matemática Financeira nos livros didáticos utilizados no ano de 2022 na cidade de São João do Tigre – PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Me. Flávia Aparecida Bezerra da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleMatemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erik Marcelo Alves Medeiros.pdfPDF - Erik Marcelo Alves Medeiros1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito283.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.