Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Erik Marcelo Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T10:45:56Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T10:45:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28238 | - |
dc.description | MEDEIROS, E. M. A. Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa trata de um estudo acerca da Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica, desde a formação do professor ao Ensino Médio. Tal estudo é do tipo bibliográfico e se fundamenta em teóricos como Skovsmose (2001), Borba et al (2010), Schubring (2003) entre outros. Busca-se refletir acerca da importância de alcançar objetivos da Educação Básica, em especial do Ensino Médio, no que se refere a formar cidadãos reflexivos, críticos e autônomos, objetivos que se inserem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para tal, procura-se analisar dois dos principais pontos que contribuem para o alcance de tais objetivos: a formação do professor e os livros didáticos, uma das principais ferramentas do professor em sala de aula. Observa-se inicialmente referências bibliográficas acerca do tema Formação do professor de Matemática, na sequência, observa-se o Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Monteiro – PB, em especial, a ementa das disciplinas de Matemática Financeira, Práticas, Estágios e Educação Matemática e Sociedade. Revisita-se diretrizes educacionais postas em normas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). E sob a ótica da Educação Matemática Crítica, tece-se uma análise acerca de como se apresentam os conteúdos da área da Matemática Financeira nos livros didáticos utilizados no ano de 2022 na cidade de São João do Tigre – PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Flávia Aparecida Bezerra da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Erik Marcelo Alves Medeiros.pdf | PDF - Erik Marcelo Alves Medeiros | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 283.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.