Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Elielma Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T16:58:10Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T16:58:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD: 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28252 | - |
dc.description | SANTOS, E. O. dos. Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades educativas de estudantes vinculados à Educação de Jovens e Adultos na rede pública e oficial de ensino. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, buscou-se, entre outras questões, compreender como o público da EJA sente, avalia e percebe os alcances e limites dessa modalidade educativa, sobretudo na relação entre – o que está posto nos documentos oficiais e suas necessidades reais e de vida na escola. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Identificar as práticas desenvolvidas na sala de aula da EJA; b) Relacionar as práticas desenvolvidas com as necessidades dos discentes; c) Mapear as formas de acompanhamento e atendimento dos alunos. Para tanto, foram realizadas pesquisas de bibliográfica e de campo, a partir de da leitura de autores(as) como: Di Pierro (2013), Freire (2005, 1981), Barbosa (2006), Paiva (2009), entre outros (as) teóricos (as) que permitiram uma melhor compreensão sobre o problema de pesquisa. Destacamos como documentos essenciais a LDB 9.394/96, as DCN’s e o Parecer 11/2000 nesse processo. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário. Os resultados evidenciam a importância dessa modalidade de ensino, trazendo para a pesquisa um olhar aprofundado a partir de uma sala de aula da EJA, no período noturno, especialmente no que se refere a relação entre o currículo formal e informal, ou seja, conhecimento e vida, como forma de superação dos limites e reafirmação da cidadania como direito público e subjetivo dos público alvo desse lugar de saber. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educativas | pt_BR |
dc.title | Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elielma Oliveira dos Santos | PDF - Elielma Oliveira dos Santos | 614.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 90.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.