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dc.contributor.authorSilva, Valdeli Rufino da-
dc.date.accessioned2022-12-13T18:12:28Z-
dc.date.available2022-12-13T18:12:28Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.issnCDD: 371-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28259-
dc.descriptionSILVA, V. R. da. Medicalização da infância no contexto da educação básica: o que diz a literatura acadêmica nos últimos três anos (2020-2022) ?. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Medicalização da infância no contexto escolar está intimamente relacionada ao processo de patologização de crianças e adolescentes atuando como justificativa do fracasso escolar. Nesse sentido, no presente trabalho buscou-se mapear e analisar a produção científica sobre a temática da medicalização em sua relação com a educação escolar, no período de 2020-2022. O artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estudo do Estado da Arte”, a qual foi realizada no Google Acadêmico, com base nos seguintes descritores “Medicalização da infância” e “educação”. Partindo dos critérios de inclusão e exclusão adotados, foram selecionados 08 artigos científicos. Num primeiro momento, buscou-se identificar o local de produção das pesquisas; a formação e origem geográfica dos autores; o tipo de pesquisa e os métodos de coleta de dados utilizados em cada artigo. Num segundo momento, os artigos foram analisados a partir de quatro categorias, elaboradas posteriormente: (a) concepções de medicalização e de medicalização da infância; (b) a medicalização no contexto da educação básica; (c) consequências da medicalização no contexto da educação básica e, (d) principais resultados apresentados pelos autores dos artigos selecionados. Os dados apontam para um alto número de crianças e adolescentes diagnosticados com transtornos e fazendo uso de psicofármacos; os autores chamam a atenção para a consequência do processo de medicalização, a exemplo do uso indiscriminado de medicamentos que provocam efeitos adversos a curto, médio e longo prazo. Os autores expressam ainda a preocupação com a maneira como crianças/adolescentes são impedidos de lidar com suas próprias particularidades. Os estudos não negam a existência de casos que, de fato, necessitam de intervenção médica, mas criticam o consumo inconsequente de medicamentos de controle especial para situações de fracasso escolar, ou seja, contextos pedagógicos que cedem seu lugar de atuação para concepções de ordem médica. Palavras-chave: Medicalização da infância; Diagnósticos; Fracasso Escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcelo Saturnino da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMedicalização da infânciapt_BR
dc.subjectDiagnósticospt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleMedicalização da infância no contexto da educação básica: o que diz a literatura acadêmica nos últimos três anos (2020-2022)?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

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