Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2826
Título: Identificação de fungos contaminantes em farinha de mandioca (Manihot esculenta CRANTZ)
Autor(es): Pontes, Camila Grisi Correia
Palavras-chave: Fungos
Fungos contaminantes
Farinha de mandioca
Micotoxina
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: A mandioca (Manihot esculenta CRANTZ) é um arbusto da família Euphorbiaceae. O baixo custo da produção aliado à facilidade de cultivo da planta e sua resistência a doenças e a variações climáticas fazem com que a mandioca seja considerada “o pão dos trópicos”. A farinha de mandioca é um dos principais produtos obtidos a partir dessa raiz. Produzida artesanalmente em pequenas unidades fabris denominadas casas da farinha, onde nem sempre se dá a devida atenção aos aspectos sanitários, a farinha pode apresentar-se como veículo potencialmente propagador de agentes contaminantes patogênicos. O presente trabalho avaliou a ocorrência de fungos contaminantes em farinhas de mandioca comercializadas na cidade de João Pessoa - PB. Foram encontradas 7 variedades de fungos distribuídos em 8 das 12 amostras coletadas. A predominância observada de espécies dos gêneros Aspergillus e Pencillium configura-se como um evento relevante considerando que estes gêneros estão envolvidos na problemática da produção de micotoxinas. Aspergillus flavus, produtor da aflatoxina, cuja ingestão através de alimentos contaminados pode provocar quadros de hepatite aguda, esteve presente em todos os locais de coleta. Em relação à quantificação fúngica, 33,4% das amostras apresentaram uma concentração de UFC/g acima do tolerável pela Secretaria de Vigilância Sanitária, caracterizando o produto como potencialmente prejudicial à saúde do consumidor.
Descrição: PONTES, C. G. C. Identificação de fungos contaminantes em farinha de mandioca (Manihot esculenta CRANTZ). 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2826
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Grisi Correia Pontes Parte 1 (2).pdfCamila Grisi Correia Pontes2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Camila Grisi Correia Pontes Parte 2 (2).pdfCamila Grisi Correia Pontes2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Camila Grisi Correia Pontes Parte 3 (2).pdfCamila Grisi Correia Pontes2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.