Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2827
Título: O BECO: Caracterização do comércio ilegal e valorização de aves silvestres na feira livre de Oitizeiro da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil
Autor(es): Leyton, Fabiana Alessandra da Silva
Palavras-chave: Etnoornitologia
Tráfico
Feira de aves
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O comércio ilegal de animais silvestres é considerado hoje o terceiro maior negócio ilícito do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Com isso, este trabalho objetivou compreender a construção da idéia de importância das espécies de aves para captura e comércio ilegal das mesmas. A pesquisa foi realizada na principal feira livre da cidade de João Pessoa, através de conversas orientadas com vendedores e frequentadores das feiras, observação, levantamento bibliográfico e desenvolvimento de uma etnografia. Foi possível observar que existem algumas aves preferidas para o comércio, que são as que cantam mais, são mais coloridas e mais fácies de manter em cativeiro. Alguns daqueles vendedores, acreditam que as atividades desenvolvida por eles não é ilegal e outros nem sabem o porquê da proibição, acreditando que o ilegal é apenas maltratar, não alimentar da maneira adequada, deixar machucado e permitir a morte devido as armadilhas. Acredito que a comercialização de aves não acabará com a repressão do IBAMA em recolher os animais. Faltam estratégias de sensibilização ambiental, aliada à compreensão dos motivos culturais que levam aquelas pessoas a comercializar aves, não se tratando, muitas vezes, apenas de uma atividade financeira.
Descrição: LEYTON, F. A. da S. O BECO: Caracterização do comércio ilegal e valorização de aves silvestres na feira livre de Oitizeiro da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2827
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Alessandra da Silva Leyton.pdfFabiana Alessandra da Silva Leyton1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.