Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPorto, Joelma da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-14T10:19:05Z-
dc.date.available2022-12-14T10:19:05Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270-
dc.descriptionPORTO, J. S. A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da oralidade tornou-se um eixo obrigatório no meio escolar desde 1997 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e consequentemente, também teve que ser contemplado nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é observar como elementos próprios do gênero exposição oral são abordados pelos livros didáticos sob análise. Assim, para este estudo, selecionamos 2 (dois) livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental II, ambos de autores, anos e editoras diferentes. Além disso, este trabalho é de caráter documental vinculado à natureza qualitativa e interpretativa. Nosso embasamento teórico é orientado por autores como Cavalho e Ferrarezi Jr. (2018); Marcuschi (2010); Mendes (2005); Dolz e Schneuwly (2004); Meira e Silva (2016) entre outros. Desse modo, a partir das análises realizadas, percebemos que no primeiro livro direcionado ao 6º ano, a proposta de atividade de exposição, além de mal direcionada, não explora satisfatoriamente a estrutura do seminário e os recursos linguísticos típicos desse gênero são mencionados de maneira escassa. Já no segundo livro, destinado ao 7º ano, há uma contemplação significativa na proposta que envolve a exposição oral, pois, além de todo um planejamento bem orientado, faz-se também uma abordagem considerável dos elementos linguísticos que precisam ser mobilizados para a realização da exposição oral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profº. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectExposição oralpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma da Silva Porto.pdfPDF - Joelma da Silva Porto1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito85.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.