Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Porto, Joelma da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T10:19:05Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T10:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270 | - |
dc.description | PORTO, J. S. A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da oralidade tornou-se um eixo obrigatório no meio escolar desde 1997 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e consequentemente, também teve que ser contemplado nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é observar como elementos próprios do gênero exposição oral são abordados pelos livros didáticos sob análise. Assim, para este estudo, selecionamos 2 (dois) livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental II, ambos de autores, anos e editoras diferentes. Além disso, este trabalho é de caráter documental vinculado à natureza qualitativa e interpretativa. Nosso embasamento teórico é orientado por autores como Cavalho e Ferrarezi Jr. (2018); Marcuschi (2010); Mendes (2005); Dolz e Schneuwly (2004); Meira e Silva (2016) entre outros. Desse modo, a partir das análises realizadas, percebemos que no primeiro livro direcionado ao 6º ano, a proposta de atividade de exposição, além de mal direcionada, não explora satisfatoriamente a estrutura do seminário e os recursos linguísticos típicos desse gênero são mencionados de maneira escassa. Já no segundo livro, destinado ao 7º ano, há uma contemplação significativa na proposta que envolve a exposição oral, pois, além de todo um planejamento bem orientado, faz-se também uma abordagem considerável dos elementos linguísticos que precisam ser mobilizados para a realização da exposição oral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Exposição oral | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joelma da Silva Porto.pdf | PDF - Joelma da Silva Porto | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 85.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.