Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria da Penha Eugênio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T10:46:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T10:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28276 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. da P. E. de. A arte nos anos iniciais: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arte atua em nosso meio social desde os tempos e formas primitivas até os dias atuais como condutora de cultura entre as gerações, voltada à transformação dos sujeitos. A arte também atua de forma relevante na educação, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais. É nesse entendimento que o presente estudo tende a se desenvolver, objetivando conhecer como a arte está se configurando no cotidiano escolar, seja como ferramenta pedagógica, ou como área do conhecimento, buscando o perfil e atuação dos docentes no uso das linguagens artísticas nas interações de sala. Seus aspectos metodológicos, voltam-se para a pesquisa qualitativa em educação e exploratória, foi fundamentada por autores como: Libâneo (2006), Lima (2005), Ferraz e Fusari (2009) dentre outros, e por documentos oficiais e legais que orientam o currículo, como os Parâmetros Curriculares (PCN) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº9394/96)Tendo como instrumento de coleta, questionário e entrevistas, onde os sujeitos abordados foram: os docentes e a gestora da instituição. Os resultados e discussões apontam para a conclusão de que a Arte apesar de sua desvalorização em alguns currículos, ainda assim, é um importante instrumento de transformação, capaz de participar da formação do sujeito em seu meio sociocultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.title | A arte nos anos iniciais: um olhar sobre as práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria da Penha Eugênio de Oliveira | PDF - Maria da Penha Eugênio de Oliveira | 602.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.