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dc.contributor.authorSimões, Tays da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-14T13:43:21Z-
dc.date.available2022-12-14T13:43:21Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28283-
dc.descriptionSIMÕES, T. S. Inovação e desenvolvimento de novos produtos: estudo de caso em uma empresa de perfumaria. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, observa-se um cenário de aumento de concorrência, mudanças na tecnologia, variedade de produtos, limitação do ciclo de vida de novos produtos e a maior exigência vinda dos consumidores, tornando essencial entender os processos de inovação e de desenvolvimento de um produto, além de entender seu ciclo de vida, e com isso ser capaz de traçar estratégias dentro do mercado de atuação. Na indústria de cosméticos e perfumaria percebe-se uma heterogeneidade entre as organizações atuantes no setor, no que se refere ao tamanho, variedades e divergências de produtos. Dessa forma, coabitam grandes empresas que, habitualmente, possuem franquias, produtos originais e uma diversidade de produtos no seu portfólio na área de cosméticos, bem pequenas empresas que tentam sobreviver nesse contexto, focadas muitas vezes em apenas um segmento. Essas empresas precisam manter um padrão de lançamentos de novos produtos para se manterem à frente da concorrência, o que, ao passar do tempo, fica cada vez mais acirrada, devido ao aumento da competitividade, a limitação de recursos e das margens de lucro. O presente estudo tem como objetivo principal analisar os processos de inovação e desenvolvimento dos produtos de uma pequena empresa do ramo de perfumaria situada na cidade de Patos- PB. A pesquisa de caráter qualitativo, apresenta uma abordagem exploratória e um estudo de caso, tendo usado um roteiro semiestruturado para realização de entrevista focado na compreensão dos processos usados pela empresa. A partir dos dados levantados foi possível constatar que, embora detenham pouco conhecimento sobre o assunto e não adotando algum modelo ou processo de inovação mais específico, a empresa demonstra que sempre procura por melhorias de acordo com sua realidade, assim pode ser notada uma considerável busca por inovação em suas adaptações. Por outro lado, é possível observar uma carência em alguns processos ou setores da empresa no que se refere ao conhecimento sobre inovação, mas, diante de tais fatos, a empresas demonstra um interesse em inserir práticas melhores e mais inovadoras no desenvolvimento de seus produto já que eles percebem que isso pode contribuir para o crescimento da empresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Simone Costa Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectIndústria de cosméticospt_BR
dc.subjectPerfumariapt_BR
dc.titleInovação e desenvolvimento de novos produtos: estudo de caso em uma empresa de perfumariapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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