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dc.contributor.authorPereira Neto, Antonio Anastácio-
dc.date.accessioned2022-12-14T13:57:35Z-
dc.date.available2022-12-14T13:57:35Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.022-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28287-
dc.descriptionPEREIRA NETO, A. A. A contribuição do associativismo na gestão de pequenas e médias empresas do varejo farmacêutico. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento acelerado na concorrência, as farmácias independentes, com predominância das pequenas e médias empresas, observaram um impacto direto na economia/lucratividade e no funcionamento dos seus estabelecimentos, tornando a sua permanência no mercado competitivo um grande desafio. Com isso, faz-se necessário uma gestão profissionalizada visando sua estabilidade e continuidade no comércio. O associativismo é um segmento de relacionamento entre empreendedores, geralmente do mesmo ramo de atividade, que visa o apoio mútuo entre as partes envolvidas, tratando de todas as áreas empresariais, desde o relacionamento com o fornecedor, passando pela gestão de pessoas e setor de vendas, por exemplo, de forma conjunta, objetivando o fortalecimento do grupo perante a competitividade do mercado em que estão inseridos. Tendo como objetivo geral compreender como o associativismo influencia na qualidade da gestão das micro e pequenas empresas do varejo farmacêutico. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, e ainda possuindo um estudo exploratório. A pesquisa ocorreu em quatro etapas: levantamento teórico; levantamento e mapeamento dos entrevistados; realização de entrevistas e análise de dados. Os principais resultados demonstram que o associativismo, seguido como é proposto, dentro da realidade de cada membro, é uma alternativa viável para que pequenos e médios empreendedores possam se posicionar bem no mercado perante a forte concorrência de grandes redes do varejo farmacêutico. Diante do que foi exposto, conclui-se que o associativismo pode sim alavancar o nível de competitividade da empresa, por meio de negociações realizadas pela rede, que dão acesso à melhores condições de preço e prazo, qualifica a gestão através da utilização correta de ferramentas ofertadas, além de promover aos membros da rede associativista acesso às informações privilegiadas sobre o mercado farmacêutico que atuam.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Simone Costa Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão Empresarialpt_BR
dc.subjectAssociativismopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectVarejo Farmacêuticopt_BR
dc.titleA contribuição do associativismo na gestão de pequenas e médias empresas do varejo farmacêuticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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