Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Carlos Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T14:19:13Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T14:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28295 | - |
dc.description | ALVES, Carlos Henrique da Silva. Desafios da gestão da educação na Paraíba: um estudo sobre a evasão escolar no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (2017-2021). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão escolar no meio acadêmico é um problema que vem enfraquecendo as instituições de ensino superior. O objetivo da pesquisa foi analisar as taxas de evasão do Centro de Ciências Sociais (CCSA) na Universidade Estadual da Paraíba, nos cursos de graduação. O CCSA é formado pelos cursos de administração, ciências contábeis, jornalismo e serviço social. Foi utilizado um recorte temporal para o estudo (2017-2021) que reflete a maioria da duração dos cursos. Quanto à metodologia, foram utilizados dados documentais, os quais buscou as variáveis: matriculados, concluintes e ingressantes. O estudo utilizou de materiais das obras dos autores. Silva Filho e Lobo. Como fonte de dados foram utilizados os canais oficiais da UEPB: controle acadêmico e o portal da transparência. Os dados foram expostos por meio de representação gráfica. Vale ressaltar que nos anos de 2017 e 2018 as variáveis de matriculados e ingressantes foram afetadas em decorrência da não entrada de alunos no segundo semestre de 2017, devido à greve dos servidores técnico-administrativos da UEPB. Foram apresentados os seguintes resultados referentes a taxa de evasão: Para o ano de 2017, o curso de administração obteve 56%, ciências contábeis 57%, jornalismo 53% e serviço social com 53%. Em 2018 curso de administração apresentou -81% de evasão, ciências contábeis -81%, jornalismo -89% e serviço social -86%. Em 2019 os níveis se normalizaram, administração apresentou 18%, ciências contábeis 15%, jornalismo 12% e serviço social 10%. 2020, ano bastante afetado pela pandemia da covid-19, apresentou uma evasão no curso de administração de 55%, ciências contábeis 56%, jornalismo 50% e serviço social 53%. Por fim, no ano de 2021 o curso de administração apresentou o nível de 26%, ciências contábeis 30%, jornalismo 23% e serviço social 7%. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Geraldo Medeiros Júnior. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação pública | pt_BR |
dc.subject | Cálculo da evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão da educação na Paraíba: um estudo sobre a evasão escolar no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (2017-2021) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de deposito.pdf | 150.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
PDF - Carlos Henrique da Silva Alves | 564.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.