Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28323
Título: | A formação inicial de professores de língua espanhola no Campus VI da UEPB: análise e reflexões acerca da inclusão e do capacitismo |
Autor(es): | Tutu, Marcela Layrla de Freitas |
Palavras-chave: | Pessoa com deficiência Formação de professores Educação inclusiva Capacitismo |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Resumo: | Diante de um contexto histórico repleto de exclusão, as pessoas com deficiência (doravante PCD), por muito tempo foram afastadas das escolas com o argumento de que não conseguiriam acompanhar os outros alunos. Pensando em contribuir para uma melhor educação para esse público e uma melhor formação para os futuros professores, o presente trabalho busca trazer reflexões acerca dos temas inclusão, capacitismo e formação inicial de professores. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo e buscamos analisar qual a importância de uma formação inicial de professores sob a perspectiva da educação inclusiva no curso de Letras Espanhol no campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Entre os referenciais teóricos, utilizamos, principalmente, as ideias de Mantoan (2015), Medrado (2017), Aragón (2020), Dantas (2020) entre outros. Para levantamento de dados, aplicamos um questionário através do google forms, a fim de gerar dados sobre o conhecimento de alunos do 3º semestre e dos semestres finais (9º, 10º, 11º e 12º) sobre os temas em questão. Os resultados obtidos nos mostraram que há um diferencial entre esses dois grupos de alunos no que diz respeito a entender o que é a inclusão e o capacitismo, e isso nos levou a conclusão da importância dos componentes curriculares, nos quais suas ementas abordem o tema da inclusão, serem ofertados nos anos iniciais do curso, antes mesmo dos alunos chegarem à fase dos estágios supervisionados. |
Descrição: | TUTU, M. L. F. A formação inicial de professores de língua espanhola no Campus VI da UEPB: análise e reflexões acerca da inclusão e do capacitismo. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28323 |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcela Layrla de Freitas Tutu.pdf | PDF - Marcela Layrla de Freitas Tutu | 656.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 268.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.