Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Grasielly dos-
dc.date.accessioned2022-12-15T10:26:24Z-
dc.date.available2022-12-15T10:26:24Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28324-
dc.descriptionSANTOS, M. G. Interação e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atual. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata sobre a importância da relação de professor e aluno na sala de aula de Matemática, cujo objetivo foi compreender sobre a relação de interação e comunicação que ocorre entre professor e alunos nas aulas de Matemática a partir do que dizem professores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Assim, a partir de estudos teóricos e das respostas a um questionário proposto à quatro professores que ensinam Matemática em diferentes escolas da cidade de Sertânia-PE, buscamos entender qual a importância da comunicação entre professor e alunos no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Matemática e quais os possíveis impasses que dificultam maior interação nas aulas de Matemática. A metodologia adotada para a realização dessa pesquisa foi de natureza qualitativa, pois, além de ser a mais utilizada atualmente no âmbito da Educação Matemática, acreditamos ser a mais viável para atingirmos os objetivos pretendidos com a realização deste estudo. Assim, além das análises realizadas, pudemos constatar a relevância que há no processo de comunicação e interação para o desenvolvimento do ensino e construção da aprendizagem, porém, essa prática não está plenamente presente nas aulas de Matemática em virtude de fatores como dificuldade sentida pelos alunos na disciplina, desinteresse e desestímulo em estudar Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Gilmara Gomes Meirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleInteração e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Grasielly dos Santos.pdfPDF - Maria Grasielly dos Santos1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito244.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.