Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2833
Título: Desafios transnacionais para a segurança e defesa dos EUA na era da informação: o uso da tecnologia da informação como arma de ataque às ameaças virtuais
Autor(es): Barbosa, Josilma de Lima
Palavras-chave: Estados Unidos
Revolução da informação
Ameaças virtuais
Tecnologia da informação e da comunicação
Ciberterrorismo
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: Os Estados Unidos vêm enfrentando nesse início de século, várias tendências mundiais nas quais configuram sérios problemas para a segurança e a defesa do país. Dentre elas estão a globalização, a maior acessibilidade dos indivíduos a tecnologias, a proliferação de armas de destruição em massa, ameaças não-estatais e a emergência das tecnologias de informação e da comunicação. Ocorre que nesta última hipótese de destinação do desenvolvimento científico, empreendeu-se na produção de computadores, que a principio foram desenvolvidos para fins militares. Anos mais tarde também seria utilizado no setor civil. Essas máquinas tornaram-se potentes e com o auxílio da internet, elas se tornaram fundamentais no cotidiano das pessoas, das empresas, dos governos e das Forças Armadas do mundo inteiro. A tecnologia da informação está ajudando a disseminar poder que antes era prerrogativa apenas dos Estados e atualmente, é grande o número de atores-não estatais que vem ganhando força no cenário internacional pó meio de sua utilização. As informações influenciam o poder de uma maneira surpreendente, de forma que os governos de todos os tipos terão grandes desafios no o futuro, pois à medida que as tecnologias da informação e da comunicação se espalham de maneira acelerada, tais governos poderão ver seu controle se desgastar no decorrer deste século. Nesta conjuntura, surgem as ameaças virtuais, no qual vem provocando sérios problemas para a segurança e defesa nacional dos EUA. Portanto, para combater essas novas ameaças houve uma necessidade de adaptar as tecnologias militares para uma possível batalha no ciberespaço. Neste contexto, o presente trabalho pretende abordar os desafios enfrentado pelos EUA devido a emergência dessas novas ciberameaças que vêm causando insegurança e desordem no ciberespaço norte-americano, o perigo que elas podem causar às principais infraestruturas do país e de como a tecnologia da informação e da comunicação vêm sendo usadas como arma de ataque em seu combate.
Descrição: BARBOSA, Josilma de Lima. Desafios transnacionais para a segurança e defesa dos EUA na era da informação: o uso da tecnologia da informação como arma de ataque às ameaças virtuais. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2833
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilma de Lima Barbosa.pdfJosilma de Lima Barbosa565 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.