Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28347
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Wilton Carlos Holanda do | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T17:38:23Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T17:38:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28347 | - |
dc.description | NASCIMENTO, W. C. H. Interação e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atual. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática é uma ciência de raciocínio lógico que em sua integridade abrange diversas áreas e uma delas é a Educação Financeira, cujo propósito é auxiliar indivíduos na escolha de seus rendimentos, no consumo sustentável e nas decisões financeiras. Sendo assim, a presente pesquisa trata-se de um estudo realizado numa turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, cujo objetivo foi compreender o que alguns jovens e adultos entendem sobre a Educação Financeira e como são usados os possíveis saberes da Matemática em seu planejamento financeiro. Para fundamentar esse estudo, nos apoiamos em Cunha e Laudares (2017), Domingos (2013), D’Aquino e Godfrey (2014); Edwards (2007), Nascimento (2013), Fonseca (2007) e outras fontes. Assim, a coleta de dados ocorreu a partir de dois questionários, sendo o primeiro apenas para conhecer o perfil da turma e de seu conhecimento básico acerca de conceitos da Matemática Financeira, nos dando suporte a partir desse conhecimento para a construção do segundo questionário que foi o nosso principal instrumento de coleta e análise de dados durante uma intervenção em três encontros específicos com uma turma do Ciclo VI da Escola Estadual de Ensino Médio João de Oliveira Chaves na cidade de Monteiro-PB. Os resultados analisados, apontaram que a maioria dos alunos demonstram não se basear nos aspectos da Educação Financeira para organizar seus gastos e finanças alinhado à renda mensal e isso deve-se, sobretudo, à falta dessa discussão e conscientização durante sua vida escolar ou mesmo da Matemática Financeira alinhada ao contexto social em que estão inseridos. Assim, consideraram uma proposta importante, principalmente por fazê-los refletir sobre algo tão rotineiro em suas vidas. Isso nos levou a compreender que é necessário que haja uma prática nos currículos escolares, levando em consideração, inclusive, a possibilidade de explorar o contexto cotidiano dos alunos. Pensamos ainda que possuir uma Educação Financeira é uma condição fundamental para tentar manter uma organização alinhada à renda mensal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Gilmara Gomes Meira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Educação financeira no contexto da sociedade contemporânea: um estudo em uma turma de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wilton Carlos Holanda do Nascimento.pdf | PDF - Wilton Carlos Holanda do Nascimento | 991.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 172.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.