Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2836
Título: A necessidade de proteção dos deslocados ambientais no atual regime internacional dos refugiados
Autor(es): Gaudêncio, Marina Ribeiro Barboza
Palavras-chave: Migrantes forçados
Deslocados ambientais
Regime internacional de refugiados
Cooperação internacional
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: Na presente pesquisa, poder-se-á observar que devido, principalmente, aos efeitos advindos da globalização e da liberalização do mercado internacional as migrações têm influenciado o cenário internacional de várias formas. O fluxo de pessoas se apresenta cada vez mais dinâmico e com novos desafios no século em que vivemos, um deles diz respeito ao dilema que os Estados enfrentam relacionado ao indivíduo que sai do seu local de origem para outras regiões ou países, por motivações forçadas. Dentre os migrantes forçados existem os que se deslocam por causa das mudanças climáticas e da degradação ambiental, estes são os deslocados ambientais. Dessa forma, a pesquisa traz a conceituação, as causas e as consequências desses deslocamentos. A partir dessas evidências é realizada a análise da proteção desses indivíduos no atual Regime Internacional dos Refugiados, pois as pessoas que são forçadas a sair de suas casas para escapar de um meio ambiente que não lhes oferece mais condições de subsistência, não possuem uma proteção específica para serem amparados tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente. Destarte, será enfatizado, a partir de Alexander Betts e Roger Zetter, como os Estados podem cooperar para que esses indivíduos sejam devidamente protegidos.
Descrição: GAUDÊNCIO, Marina Ribeiro Barboza. A necessidade de proteção dos deslocados ambientais no atual regime internacional dos refugiados. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2836
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Ribeiro Barboza Gaudêncio.pdfMarina Ribeiro Barboza Gaudêncio857.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.