Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2837
Título: A sentinela avançada da civilização contra a barbárie: imperialismo e nacionalismo na formação do conflito palestino-israelense
Autor(es): Guimarães, Matheus Silveira
Palavras-chave: História das relações internacionais
Imperialismo
Nacionalismo Judeu
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: O conflito existente na região da Palestina entre árabes e judeus tem transcorrido há décadas sem uma solução. Acordos de paz já foram pensados e assinados, mas essa questão continua sem ser resolvida. Dessa maneira, a tensão existente entre palestinos e israelenses apresenta-se como um importante objeto de pesquisa para as relações internacionais. Além de ser um dos conflitos mais tensos do sistema internacional contemporâneo, historicamente, ele tem sua origem no final do século XIX, com a formação do sionismo, movimento nacionalista judeu, e a proposta de retorno dos judeus à Palestina, considerada por esses como a “Terra Santa”. Com efeito, este trabalho tem como objetivo avaliar, em uma perspectiva histórica, o papel do sionismo e o contexto de sua constituição na formação do conflito palestino-israelense no Oriente Médio. Para alcançarmos este fim, em um primeiro momento, ressaltamos a importância da abordagem teórico-metodológica da história das relações internacionais para a análise das questões do sistema internacional contemporâneo, traçando seus principais conceitos: o sistema de causalidade e o sistema de finalidade. Este aparato conceitual deu-nos base para a pesquisa. Em seguida, contextualizamos o imperialismo e o nacionalismo na formação do conflito no Oriente Médio, percebendo-os inseridos em um sistema de causalidade. Por fim, identificamos as estratégias utilizadas pelos líderes sionistas na luta pela formação do Estado judeu, apontando para o sistema de finalidade elaborado por eles. Assim, percebemos que o sionismo teve um papel crucial na formação do conflito entre judeus e palestinos e o contexto de dominação imperialista da Europa sobre outras regiões do mundo favoreceu os sionistas no alcance de suas finalidades.
Descrição: GUIMARÃES, Matheus Silveira. A sentinela avançada da civilização contra a barbárie: imperialismo e nacionalismo na formação do conflito palestino-israelense. 2012. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2837
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Silveira Guimarães.pdfMatheus Silveira Guimarães954.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.