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dc.contributor.authorFerreira, Jordânia Fernandes de OLiveira-
dc.date.accessioned2022-12-16T18:22:46Z-
dc.date.available2022-12-16T18:22:46Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.issnCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28376-
dc.descriptionFERREIRA, J. F. de O. Projeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de ressignificação do ensino da leitura e escrita na perspectiva do letramento social discutido, especialmente, por Soares (2012), Kleiman (1995; 2005) e Rojo (2009). Para tanto, serão discutidas, inicialmente, algumas concepções de letramento e, ainda, a diferença entre alfabetização e letramento. Tal discussão se justifica pela necessidade de estarmos sempre problematizando as inúmeras dificuldades e desafios que o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) tem apresentado na atualidade, principalmente no que diz respeito à mediação da leitura e da escrita. Dessa forma, para atendermos ao principal propósito deste trabalho, abordaremos, com base em Tinoco (2013) e Coppi (2016), uma discussão sobre como os projetos de letramento podem representar um caminho para que o ensino dessas competências aconteça de forma contextualizada e significativa, tanto para o professor quanto para os alunos. Por ser uma pesquisa-ação e de natureza interpretativista, iremos descrever, ao final, as etapas e os resultados de um projeto de letramento realizado em uma escola pública do interior da Paraíba. O referido projeto, que representou um momento importante de intervenção na realidade dos alunos do sétimo ano dessa escola, teve como ponto de partida uma problemática muito debatida no mês de setembro pela sociedade brasileira: O suicídio e a depressão. Vale ressaltar que a escolha por essa temática também se justifica por se tratar de algo muito próximo ao cotidiano desses alunos. Considerando que uma das maiores dificuldades que os professores de LP enfrentam é atrair a atenção dos seus alunos para a leitura e escrita, os resultados da nossa pesquisa demonstram que é possível mudar essa realidade e fazê-los compreender a função social que tais competências exercem no dia-a-dia. Ao final do projeto, pudemos constatar que os alunos não só ampliaram seus conhecimentos acerca do tema tratado, mas também se envolveram em atividades escritas de forma criativa e, sobretudo, conscientes do seu valor socialpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto de letramentopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectressignificação do ensino de LP.pt_BR
dc.titleProjeto de letramento: um caminho para ressignificação do ensino da leitura e da escrita.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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