Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2840
Título: A mídia como instrumento de diplomacia pública: TV Brasil internacional
Autor(es): Nascimento, José Diego de Lima
Palavras-chave: Diplomacia pública
Mídia
TV Brasil Internacional
Soft power
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: A Era da Informação motivada pela globalização mudou a dinâmica da política internacional. A abertura da diplomacia para a Mídia e para a Opinião Pública propiciou uma maior participação da sociedade civil nas deliberações dos Estados transpondo parte das disputas para os espaços simbólicos. Nesse contexto, os governos que antes negociavam secretamente, tiveram que se adaptar à nova conjuntura de maior participação popular. Em consequência disso, os Estados precisaram desenvolver mecanismos para legitimar suas ações no meio internacional. Diante desse quadro, a mídia e a opinião pública se tornaram importantes atores nas Relações Internacionais ao ponto de influenciar nas agendas dos Estados. O governo brasileiro não fez diferente e lançou um canal de televisão internacional com o objetivo de construir a imagem do país no exterior. O canal TV Brasil Internacional foi lançado em 2010, mas suas origens remetem ao ano de 2003 e seu desenvolvimento se atrela a outros canais internacionais brasileiros, porém, de objetivos diferentes. Visto isso o presente estudo monográfico visa discutir a utilização da mídia como instrumento de diplomacia pública em que a TV Brasil Internacional é um exemplo. O estudo guiado pela teoria Construtivista das Relações Internacionais trará inicialmente a conceitualização das várias formas de diplomacia aberta. A seguir, será feita uma discussão sobre o papel da mídia nas relações internacionais. No terceiro capítulo será discutido sobre as características da identidade internacional brasileira que motiva as ações de política externa com investimento em Soft Power e trabalhos de disseminação de valores com projetos como a TV Brasil Internacional.
Descrição: NASCIMENTO, José Diego de Lima. A mídia como instrumento de diplomacia pública: TV Brasil internacional. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2840
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Diego de Lima Nascimento.pdfJosé Diego de Lima Nascimento1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.