Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Camila Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T13:37:41Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T13:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28413 | - |
dc.description | OLIVEIRA, C. L. Discalculia: uma revisão narrativa da literatura. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aversão, a dificuldade e o medo da matemática apresentados por alguns estudantes desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio e até em cursos de Graduação, gerou uma curiosidade e uma ânsia por esclarecer que, diferentemente do que muitos pais ou professores possam acreditar, esses discentes não são “preguiçosos” ou “menos esforçados” que os demais. Para isso, faz-se necessário conhecer e esclarecer o transtorno da Discalculia. Esse transtorno gera um atraso que está diretamente ligado às habilidades e competências previstas na aquisição dos conhecimentos matemáticos e ele pode manifestar-se no surgimento de erros relacionados à sapiência dos números, na contagem e na resolução de problemas. Portanto, o presente trabalho é um estudo que busca investigar, tendo como suporte metodológico uma revisão narrativa da literatura, o tema e os seus principais elementos relacionados e definidores. No decorrer do trabalho é feito um mapeamento das diversas visões sobre o fenômeno investigado, perpassando desde a perspectiva anatomofisiológica e de substrato biológico até concepções sociopsicológicas e didático-pedagógicas da Discalculia. Também são apresentadas algumas definições sobre Transtornos de Aprendizagem, Distúrbios de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem, concluindo-se que a formação adequada do professor é crucial nesses casos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Jean Pereira Soares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Discalculia | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Discalculia: uma revisão narrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Camila Leite de Oliveira | TCC - Camila Leite de Oliveira | 419.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito | Termo de Depósito | 123.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.