Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2845
Título: Influência de diferentes formas biológicas de macrófitas no desenvolvimento de Salvinia auriculata aubl. em três corpos aquáticos na região metropolitana de João Pessoa, PB
Autor(es): Farias, Dayse Leone dos Santos
Palavras-chave: Salviniaceae
Salvinia auriculata aubl
Macrófitas
Data do documento: 17-Dez-2013
Resumo: As macrófitas aquáticas formam um grupo de plantas que habitam uma gama de ecossistemas aquáticos. Nestes, elas desenvolvem características essenciais para o ecossistema, como microhabitat e alimento para outros táxons. O estudo teve como objetivo entender a influência de diferentes formas biológicas de macrófitas no desenvolvimento de Salvinia auriculata Aubl. em três ambientes aquáticos da região metropolitana de João Pessoa. Para isto, foram feitas coletas bimensais da biomassa e morfologia da espécie, bem como da biomassa das formas biológicas presentes nos três ambientes, sendo dois reservatórios e uma lagoa. Foram encontradas onze famílias da macrófitas, distribuídas em cinco formas biológicas, sendo cinco famílias, presentes nos três ambientes de coleta. O comprimento, a largura, o número de folhas, o número de ramificações e a biomassa da espécie, apresentaram variância significativa (p<0,05) para o reservatório da Penha. A presença de esporocarpo só ocorreu neste ambiente. A biomassa de emergente foi a única dentre as formas biológicas que coexistiam com S. auriculata que apresentou diferença entre os ambiente, sendo esta diferença ocorrente no reservatório do Balneário de Águas Minerais. A forma biológica emergente foi a única que apresentou correlação negativa (p<0,05) com todos os parâmetros analisados, exceto com número de ramificações. A biomassa de flutuante fixa apresentou correlação positiva (p<0,05) com os esporocarpos. Todas as variáveis de S. auriculata, apresentaram correlação positiva (0,05) entre si, demonstrando grande plasticidade morfológica de uma espécie daninha. Mesmo a espécie S. auriculata tendo seu desenvolvimento influenciado negativamente pela forma biológica emergente, ela consegue manter-se nos ambientes durante todo o ciclo sazonal a partir de estratégias de crescimento e reprodução.
Descrição: FARIAS, Dayse Leone dos Santos. Influência de diferentes formas biológicas de macrófitas no desenvolvimento de Salvinia auriculata Aubl. em três corpos aquáticos na região metropolitana de João Pessoa,PB. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2845
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Dayse Leone dos Santos Farias.pdfDayse Leone dos Santos Farias737.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.