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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28460
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castro, José Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T19:24:08Z | - |
dc.date.available | 2022-12-20T19:24:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28460 | - |
dc.description | CASTRO, José. Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O modal rodoviário é o principal meio de transporte de pessoas e de mercadorias no país, contando com um imenso crescimento no trânsito de veículos. Devido a isso, é comum que ocorra um desgaste acelerado e consequentemente uma maior demanda por reparos nas estradas. No decorrer destes reparos uma quantidade significativa de resíduos é gerada, os quais demonstram grande potencial de reciclagem. Este material reciclado é denominado pela nomenclatura inglesa de Reclaimed Asphalt Pavemente (RAP). No entanto, para a reutilização deste material é necessário que ocorra a recuperação de suas propriedades e a aplicação de técnicas capazes de tornar o RAP um material trabalhável, surgindo assim a proposta dos agentes rejuvenescedores. Esta análise experimental, baseou-se no estudo reológico do ligante asfáltico com penetração 50/70 modificado pela borra do óleo de soja nos teores de 7% e 9%, após processo de secagem em estufa a 65°C por 72 horas, com o objetivo de reduzir a viscosidade para o uso em misturas asfálticas recicladas. A metodologia aplicada compreendeu a caracterização das amostras de ligante por meio da realização dos ensaios de viscosidade rotacional e performance grade antes e após o Rolling Thin-Film Oven (RTFO), e por fim o ensaio de Multiple Stress Creep and Recovery (MSCR). Os resultados mostraram que aplicação da borra do óleo de soja seca gerou um ganho de viscosidade no ligante asfáltico, indo contra a proposta que motivou este estudo. O modificador também não foi capaz de reduzir a temperatura de PG do ligante puro. Os ligantes asfálticos modificados se apresentaram mais suscetíveis à deformação permanente que o ligante puro. Assim, a borra do óleo de soja seca mostrou-se ser uma aplicação ineficiente quando utilizado como agente rejuvenescedor em em misturas asfálticas recicladas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador Prof. Me. Osires de Medeiros Melo Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aslfalto | pt_BR |
dc.subject | Propriedades | pt_BR |
dc.subject | Viscosidade | pt_BR |
dc.title | Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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