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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amorim, Alex Guedes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T17:50:43Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T17:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 625.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28500 | - |
dc.description | AMORIM, Alex Guedes. Análise de uma mistura asfáltica reciclada com ácido graxo da borra do óleo de soja. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito da pavimentação, o pavimento asfáltico reciclado, do inglês Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), vem sendo estudado para ser utilizado na produção de misturas asfálticas a quente. O emprego de elevados teores de RAP em misturas asfálticas resulta na maior suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e ao dano por fadiga. A adição de agentes rejuvenescedores à mistura asfáltica reciclada com a utilização de RAP se mostra necessário para contornar essas desvantagens, agindo como compostos que regeneram as propriedades do ligante envelhecido. Assim, esta pesquisa analisou o uso do ácido graxo da borra do óleo de soja (AGBS) - material oriundo da borra do óleo de soja, resíduo gerado na etapa de refino do óleo de soja - como agente rejuvenescedor para misturas asfálticas recicladas, sendo realizada uma análise do desempenho mecânico e estimativa de custo da mistura asfáltica. O ligante asfáltico com penetração 50/70 (PG 64-XX) utilizado neste estudo foi modificado com o AGBS no teor de 7% por peso do ligante. Para fins de comparação de desempenho mecânico, foram realizados ensaios de resistência à tração, dano por umidade, módulo de resiliência e vida de fadiga de duas misturas asfálticas, uma mistura asfáltica de controle, composta unicamente por materiais virgens, e uma mistura asfáltica reciclada produzida com 40% de RAP e com o ligante modificado pelo AGBS. A verificação da significância dos dados foi realizada por meio do teste estatístico t de student. Além disso, foi realizado uma estimativa de custo de produção da mistura asfáltica de controle e da mistura asfáltica reciclada para fins comparativas. A utilização do ácido graxo da borra do óleo de soja não apenas viabilizou o uso do RAP como também atribuiu à mistura asfáltica desempenho mecânico superior à mistura asfáltica de controle em todos os ensaios mecânicos realizados neste estudo. Ademais, a mistura asfáltica reciclada apresentou custo de produção inferior à mistura asfáltica de controle. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Osires de Medeiros Melo Neto | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pavimento asfáltico | pt_BR |
dc.subject | Custos | pt_BR |
dc.subject | Óleo de soja | pt_BR |
dc.title | Análise de uma mistura asfáltica reciclada com ácido graxo da borra do óleo de soja | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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