Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Britto, Ruth de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T14:15:20Z | - |
dc.date.available | 2022-12-23T14:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28505 | - |
dc.description | BRITTO, R. S. Competências gerenciais de professores-gestores: estudo com coordenadores de cursos da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O professor universitário tem a função de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão, mas as atividades gerenciais também fazem parte da sua função. Quando envolvido na gestão universitária, o professor torna-se um professor-gestor e se vê envolto em um cenário que requer dele a mobilização de diversas competências. A partir do exposto, este trabalho teve como objetivo geral investigar como os professores-gestores desenvolvem suas competências gerenciais levando em consideração a complexidade de sua função. A abordagem usada foi a de pesquisa qualitativa e também pode ser caracterizada como descritiva. Para a coleta de dados, o instrumento usado foi a entrevista semiestruturada, que foi realizada com cinco coordenadores da UEPB Campus Patos. Para que os dados obtidos fossem analisados, o método usado foi o da análise interpretativa e, desse modo, foi possível identificar quais fatores impulsionaram o desenvolvimento das competências gerenciais do professor-gestor da graduação. Os resultados obtidos evidenciaram que grande parte dos professores não possuíam interesse em ser gestores, que não houve um preparo prévio para o cargo e que não ter uma formação na área de gestão é um fator limitante para o exercício do dever de coordenar o curso. Além disso, os professores-gestores acabam aprendendo como resolver situações rotineiras de trabalho na prática. Através dos dados obtidos, é possível concluir que os professores gestores mobilizam competências gerenciais, funcionais, cognitivas, comportamentais e políticas. Os coordenadores apontam o acúmulo de funções como um fator de desgaste e que causa danos em suas vidas pessoais. Sendo assim, é necessário que a UEPB reúna recursos para preparar os professores para ocuparem cargos de gestão e que encontrem maneiras de lidar com o acúmulo de atribuições. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Cinthia Moura Frade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.subject | professor-gestor | pt_BR |
dc.subject | Competências gerenciais | pt_BR |
dc.title | Competências gerenciais de professores-gestores: estudo com coordenadores de cursos da Universidade Estadual da Paraíba Campus VII | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ruth de Sousa Britto | TCC - Ruth de Sousa Britto | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 265.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.