Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Tayse Carla Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-23T15:50:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-23T15:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28509 | - |
dc.description | SANTANA, T. C. M. Letramento na educação de Jovens e adultos: uma revisão bibliográfica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da ideia de que o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, há muitas décadas, esteve ligado aos pressupostos postulados pelo método tradicional de ensino, esta pesquisa objetivou investigar o letramento atualmente na EJA, a fim de discutir sua relevância para a formação dos alunos. Para tanto, o desenvolvimento do trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica por meio da abordagem qualitativa e buscou-se refletir sobre as concepções e propostas metodológicas utilizadas pelos estudos recentes e publicados entre os anos de 2015 a 2020 frente ao ensino de leitura e escrita, com o intuito de identificar ou não sua eficácia, bem como sua proximidade em relação a perspectiva do letramento. Ao final do estudo e por meio da análise e interpretação dos dados coletados, identificamos que o ensino de língua na EJA embora tenha alcançado um progresso significativo em torno das concepções de ensino de leitura e escrita, considerando sua importância para o desenvolvimento social do aluno, a essência do modelo tradicional ainda ressoa entre os muros das escolas. Diante disso, concluímos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pela EJA e que as propostas metodológicas utilizadas pelas pesquisas no ensino de leitura e escrita podem minimizar e/ou erradicar diversas problemáticas existentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Monique Alves Vitorino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Letramento na educação de jovens e adultos: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tayse Carla Marques Santana | PDF - Tayse Carla Marques Santana | 800.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 228.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.