Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Joyce da Silva Cruz de-
dc.date.accessioned2022-12-23T18:13:16Z-
dc.date.available2022-12-23T18:13:16Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.otherCDD 800-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28510-
dc.descriptionMENDONÇA, J. da S. C. de. A literatura surda como resistência: uma estratégia inclusiva para a educação básica. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConcebendo a escola como ambiente formativo, destaca-se a necessidade de tornar a literatura surda presente nas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar um ambiente que respeite às singularidades e particularidades do outro. Desse modo, em linhas gerais, a presente pesquisa abordará a relevância do trabalho com a literatura surda na rede regular de ensino. Nesse ínterim, tem-se como objetivo propor uma intervenção pedagógica com o texto literário intitulado A fábula da Arca de Noé (2014), do autor Cláudio Henrique Nunes Mourão em uma turma de 6° (sexto) ano do Ensino Fundamental II. Essa produção é, pois, de abordagem qualitativa, dado que é a partir dessa natureza metodológica que o pesquisador consegue observar sua investigação por uma ótica mais aguçada e reflexiva. O presente estudo possui caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. No que tange aos pressupostos teóricos, lançamos mão de Fernandes (2020); Strobel (2008; 2013); Karnopp (2006); Quadros (2004); Gesser (2009); Mourão (2011); Kraemer (2012); Cosson (2018); entre outros que corroboraram para o construir dessa produção. A fábula escolhida como proposta de intervenção, permitirá ao leitor acessar um campo mais crítico-reflexivo que auxiliará na construção do seu eu-cidadão, e assim possibilitará vivenciar experiências ressignificantes, empáticas e inclusivas, além de proporcionar um encontro significativo entre dois grupos linguísticos: surdos e ouvintes. Desse modo, colaborando de forma direta e positiva para o tecer de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francyllayans Karla da Silva Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectRecurso inclusivopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleA literatura surda como resistência: uma estratégia inclusiva para a educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce da Silva Cruz de MendonçaPDF - Joyce da Silva Cruz de Mendonça1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito557.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.